4ª edição da mesa redonda económica Moçambique – União Europeia

Data: 18/05/2022
4ª edição da mesa redonda económica Moçambique – União Europeia

As exportações de Moçambique para a União Europeia registaram de 2020 para 2021 um crescimento em três porcento. No mesmo período foram aprovados 219 projectos de investimento envolvendo investidores privados de 18 países da União Europeia avaliados em 320.941.343,00 de dólares. Estes dados foram avançados recentemente pelo Ministro da Indústria e Comércio durante a sua intervenção na quarta mesa-redonda económica entre a União Europeia e Moçambique, cujo tema de discussão foi “Oportunidades para o Sector Privado numa Sociedade em transição ecológica e digital”.

Ainda na sua intervenção, o Ministro referiu que nos últimos 5 anos, o comércio de Moçambique com o resto da África tem sido bastante reduzido, situando-se em cerca de 2% e quase todo concentrado na Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) com cerca de 24% do total das exportações e 29% sobre total das importações.

O dirigente explicou ainda que o referencial dos fluxos comerciais partilhado, tem relevância estratégica sobretudo, quando olhamos para o percurso da relação comercial que Moçambique tem vindo a construir com a União Europeia.

Esclareceu ainda que Moçambique pretende consolidar a relação comercial com a União Europeia, intensificando e aproveitando as facilidades existentes no Acordo de Parceria Económica e no Sistema Generalizado de Preferências, de modo a incrementarmos a qualidade da balança comercial de bens e de investimentos bem assim alavancar o acesso ao mercado continental permitindo o impulsionamento de transformações estruturais necessárias com envolvimento activo do empresariado nacional.

Por seu turno, António Sánchez-Benedito Gaspar, Embaixador da União Europeia em Moçambique referiu que para assegurarmos que Moçambique atraia uma parte significativa dos investimentos em infra-estruturas de qualidade, precisamos de um ambiente de negócios e de investimento propícios, incluindo um quando legislativo claro e transparente e a normalização dos produtos, serviços e actividades.

Disse ainda que no âmbito do Programa de Cooperação União Europeia-Moçambique, prevê-se financiar nos primeiros quatro anos da sua implementação (2021-2024), projectos até 200 milhões de Euros na área do crescimento verde e digital.