Noticias

O Ministério da Indústria e Comércio realizou, no dia 6 de Junho corrente, um seminário para Socialização do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), com o objectivo de disseminar o programa e assegurar o envolvimento dos órgãos locais na sua implementação, onde participaram Directores dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas (SPAE) e Directores Provinciais da Indústria e Comércio (DPIC).

Ler mais

Os empresários do Ruanda devem estabelecer parcerias com o empresariado nacional para explorar as oportunidades de negócio e de investimento que existem em Moçambique. Este convite foi feito pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, em Maputo, na abertura do primeiro Fórum de Negócios Moçambique-Ruanda, com o lema “desenvolvimento através de investimentos, industrialização e exportação”. Das relações comerciais entre os dois países, Moçambique exporta, actualmente, açúcar e minerais para a República do Ruanda, cujo desafio é aumentar e diversificar as exportações, de acordo com o dirigente.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio através do Instituto Nacional da Normalização e Qualidade – INNOQ, realizou no dia 20 de Maio corrente, um seminário alusivo ao Dia Mundial da Metrologia, que decorreu sob o lema “Metrologia na era digital”. O INNOQ é a instituição que no país assegura as competências do Estado em matérias de rigor nas medições e fiabilidade dos instrumentos de medição em uso na indústria e em laboratórios de ensaios.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio realizou, em Maputo, a primeira Reunião do Comité Directivo do Projecto Quadro Integrado Reforçado – QIR, Fase II, sob o lema “Fortalecer, capacitar e implementar políticas comerciais que estimulem o crescimento económico inclusivo e sustentável, no contexto da agenda do desenvolvimento nacional”. O evento que marca o lançamento da Fase II do Programa, é realizado em coordenação com a USAID - Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, um braço de desenvolvimento do Governo dos Estados Unidos, na qualidade de Doador/Facilitador. 

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, visitou recentemente, o Instituto de Normalização e Qualidade- INNOQ, onde interagiu, em separado com o colectivo de Dicreção e funcionários do INNOQ. A visita tinha como como objectivo, avaliar o estágio de execução das actividades e se inteirar dos desafios com os quais a instituição se depara. Na ocasião, o Dirigente disse que o INNOQ é a primeira instituição tutelada a visitar devido ao seu impacto na vida económica do país, atendendo que a qualidade é o primeiro requisito de competitividade.  Embora satisfeito com o curso de execução das actividades do INNOQ, disse ser pertinente envidar mais esforços para a satisfação das necessidades do mercado e gerar receitas. Segundo referiu, é inconcebível que volvidos mais de 20 anos após a sua criação, o INNOQ continue dependendo de orçamentos para o seu normal funcionamento, quando foi concebida para ser auto sustentável.

Ler mais

As exportações de Moçambique para a União Europeia registaram de 2020 para 2021 um crescimento em três porcento. No mesmo período foram aprovados 219 projectos de investimento envolvendo investidores privados de 18 países da União Europeia avaliados em 320.941.343,00 de dólares. Estes dados foram avançados recentemente pelo Ministro da Indústria e Comércio durante a sua intervenção na quarta mesa-redonda económica entre a União Europeia e Moçambique, cujo tema de discussão foi “Oportunidades para o Sector Privado numa Sociedade em transição ecológica e digital”.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno efectuou visitas de trabalho às província de Sofala e  Tete para a monitoria das actividades do sector que dirige por forma a verificar o seu grau de desempenho e aferir o seu impacto económico e social, no âmbito do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024.

Ler mais

Os empresários nacionais e Malawianos devem aproveitar no máximo as oportunidades existentes nos dois países para o estreitamento das relações económicas comerciais para o desenvolvimento da região. O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez este apelo no discurso de abertura do Fórum de Negócios Moçambique-Malawi, sob o lema “Desenvolver através de Investimentos, Industrialização e Exportação” no recinto da FACIM, em Ricatla, Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

Ler mais

O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi desafiou os agricultores, a apostar na produção de culturas de primeira necessidade por forma a reduzir as importações, principalmente da cebola e batata. A ausência destes produtos na feira, é, segundo o Estadista moçambicano, o indicativo da fraca aposta na sua produção, levando o país a sujeitar-se ao consume de produtos que se presume serem aqueles que são "descartados pelos sul africanos decorrente da baixa qualidade".

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio realiza de 20 a 22 de Abril de 2022, no recinto da FACIM em Marracuene, Província de Maputo, a Cerimónia Oficial do Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2022 e o IV Fórum Nacional de Comercialização Agrícola.

Ler mais