noticias

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a União Europeia, lançaram recentemente, em Maputo, o projecto “Promove Comércio”, que marca o arranque oficial da Implementação do Projecto no País. A iniciativa tem o objectivo de melhorar o ambiente de negócios, comércio e criar competitvidade para as exportações em Moçambique, para um maior acesso aos mercados, particularmente o da União europeia.

Ler mais

Maputo, 12 de Abril de 2021: O Ministério da Indústria e Comércio realiza, no dia 16 de Abril (sexta-feira), em Chonguene, Província de Gaza, as Cerimónias centrais de Lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2021 e o III Fórum Nacional de Comercialização Agrícola, sob o lema “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.

Ler mais

Maputo, 29 de Março de 2021: O Ministério da Indústria e Comércio realiza no próximo dia 19 de Abril de 2021, às 08:45h, no Auditório do AFECC GLÓRIA HOTEL, na cidade de Maputo, o Seminário Económico “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.

No âmbito do processo que a instituição está a empreender, de estruturação de uma nova abordagem de desenvolvimento industrial e comercial integrado de Moçambique, este evento terá como propósito recolher contributos e, em simultâneo, sensibilizar os Agentes Económicos, incluindo Instituições nacionais e internacionais, para uma reflexão objectiva, tendo em vista a definição de uma estratégica de industrialização em que uma grande maioria se possa reconhecer, num processo que permitirá melhorar a operacionalização de novos investimentos.

Ler mais

O Governo moçambicano está a investir em políticas fiscais, monetárias e sectoriais, e melhoria de infra estrutura e logística, com vista a promover a industrialização no País. A medida visa estimular a produção nacional e reduzir as importações, o que irá concorrer para a diversificação da economia, com principal enfoque na agricultura, pescas, recursos minerais e florestais.

O compromisso foi assumido no decurso da realização do seminário económico, organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio, sob o lema “Industrialização integrada: alinhamento estratégico e operacional”.

 

Ler mais

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário, orientou, recentemente, a cerimónia de premiação a melhores intervenientes que mais se destacaram na campanha de comercialização agrícola 2020. O acto teve lugar na Província de Gaza, Distrito de Chongoene, durante a realização da Feira Agro-Industrial e de Serviços e do III Fórum Nacional da Comercialização Agrícola 2021, que decorreu sob o lema: “Comercialização Agrícola Dinamizadora do Agro-negócio e Industrialização”.

O evento tinha como objectivo, exortar para o início da campanha de comercialização agrícola 2021 e divulgar as acções de intervenção dos agentes económicos na cadeia de valor da comercialização agrícola com a finalidade de assegurar a absorção de todo o excedente agrícola.

Foram premiados três intervenientes através da entrega simbólica de 3 cheques no valor que varia entre cinco milhões a um milhão e quinhentos mil meticais para o financiamento da actividade de comercialização agrícola, no âmbito do Fundo Rotativo para a Comercialização Agrícola (FRCA).

Ler mais