Noticias

O Ministro da Industria e Comércio, Silvino Moreno efectuou uma visita de trabalho a fronteira de Machipanda, na Província de Manica. Trata-se da fronteira que liga por terra Moçambique com os países do interland, através do corredor da Beira.

Ler mais

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME,IP) e o Instituto de Apoio as Pequenas e Médias Empresas de Angola (INAPEM), representados pelos Senhores, Joaquina Gumeta (Directora Geral do IPEME,IP) e João Nkosi (Presidente do Conselho de Administração do INAPEM) assinaram em Luanda, capital da República de Angola um protocolo de cooperação que prevê entre outros, o reforço das competências institucionais para proporcionar apoio às MPMEs nos vários domínios da sua actividade.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno desafiou, aos novos dirigentes do MIC a executar as suas funções com foco na consolidação de boas práticas comerciais compatíveis com a economia de mercado e desenvolvimento contínuo do sector da Indústria e Comércio. Este pronunciamento foi feito no acto da tomada de posse do Director Geral de Balcões de Atendimento Único – BAU, IP, Mateus Abelardo Américo Matusse; Director Nacional de Apoio ao Desenvolvimento do Sector Privado, José Augusto Mateus Libombo Júnior, e Chefe de Departamento de Mercados e Comercialização Agrícola, Isabel Simango, que passam a exercer as funções em Comissão de Serviço.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio, através da Autoridade Reguladora da concorrência (ARC) realizou, recentemente, o seminário sobre matérias de direito da concorrência e regulação económica em Moçambique. O evento que juntou cerca de 70 Magistrados dos Tribunais Judiciais, Administrativos e do Ministério Público, tinha como expectativa, dentre outras, a partilha ʺde boas práticas internacionais de concorrência, como forma de reforçar dos mecanismos de garantia do cumprimento das regras de defesa e promoção da concorrência efectiva nos mercados de produto e geográfico relevantes, não só ao nível doméstico, como no contexto regional e da Zona de Comércio Livre Continental Africanaʺ, como referiu o Secretário Permanente do Ministério da Indústria e Comércio.

Ler mais

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou no dia 22 de Junho, na cerimónia de abertura da XVIII Conferência Anual do Sector Privado (CASP) que as perspectivas de desenvolvimento do País a médio prazo são positivas, esperando-se que a economia acelere em mais de 6% entre 2023 e 2025 devido à contínua recuperação dos serviços e ao aumento da produção do Gás Natural Liquefeito (GNL).

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio com o apoio do Banco Mundial, procedeu em Maputo, ao lançamento oficial do Projecto de Mapeamento Geral da Indústria Transformadora em Moçambique. O evento enquadra-se no Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI)e será implementado no âmbito do Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação em Moçambique (PLED), cujo objectivo é reforçar o desempenho das Micro Pequenas e Medias Empresas através de ligações económicas.

Ler mais

TOPUITO entra na história e mapa industrial do país, como o segundo parque industrial, edificado a partir de uma Acção combinada da Parceria Público-Privada. O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno fez este pronunciamento na cerimónia de assinatura de Memorando Entre a MozParks Holding, representado por Onório Manuel, Director Geral e a Kenmare Moma Mining, representado por Gareth Clifton, no evento testemunhado pelo Ministro da Indústria e Comércio e Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues.

Ler mais

A Vice-ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, dirige de 5 a 6 de junho corrente, no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, a VIII Reunião Anual dos Balcões de Atendimento Único. O evento com a duração de dois dias, tem como objectivo, harmonizar os serviços oferecidos pelos BAUs, melhorar o alinhamento e coordenação entre si e com instituições complementares e a troca de experiências entre os BAÚs, por forma a melhorar a prestação de serviços ao cidadão.

Ler mais

A industrialização de Moçambique constitui uma das nossas grandes prioridades. Por isso que os debates de hoje sobre Parques industriais e conteúdo local devem constituir uma oportunidade para criar bases sólidas para continuar a promover o sector industrial no nosso país, a fim de o tornar um vector de crescimento e de desenvolvimento sustentável, gerador de riqueza e de emprego, disse o Ministro.

Ler mais

O mercado continental africano é uma oportunidade estratégica para internacionalização e especialização produtiva de Moçambique bem assim o aumento de investimentos com impacto na balança comercial em linha com a Segunda Prioridade do Programa Quinquenal do Governo.

Ler mais