noticias

A Província de Nampula acolheu a Feira e o Fórum Agro-industrial e de Serviços edição 2020. O evento contou com a presença do Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, e juntou dentre vários participantes, expositores, empresários e intervenientes da cadeia de valor da comercialização agrícola, que actuam não só em Nampula, mas também outros pontos do País.

Ler mais

Teve lugar recentemente, em Maputo, o Fórum virtual de Negócios Moçambique - Índia, organizado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA e Engineering Exports Promotion Council, EEPC - Índia. O evento tinha como objectivo, estabelecer parcerias entre empresas moçambicanas e indianas, com troca de experiências e oportunidades de negócios existentes nos dois países.

Ler mais

O programa lançado recentemente resulta de uma parceria entre a Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) e a empresa INSITE, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços e produtos das empresas moçambicanas e assegurar maior competitividade destas no mercado.

Ler mais

Sob o Lema “Industrialização: factor da diversificação económica e promoção de investimentos”o Ministério da Indústria e Comércio realiza, no posto administrativo de Chidenguele, distrito de Mandlakazi, Província de Gaza, o XVIII Conselho Coordenador.

O XVIII Conselho Coordenador tem o objectivo avaliar o desempenho do Sector da Indústria e Comércio, definir as linhas-mestre e estratégicas de acção face ao momento que o país atravessa, bem como delinear as orientações para 2021.

Ler mais

À margem da realização do XVIII Conselho Coordenador, a Vice-Ministra de Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, efectuou uma visita de trabalho a uma Unidade de Processamento de Frangos no posto Administrativo de Magule, distrito de Bilene, província de Gaza, onde fez-se acompanhar por quadros do MIC e das instituições tuteladas.

A missão tinha em vista, inteirar-se do processo de retoma de actividades de produção de frangos, face as restrições do Decreto Presidencial, sobre o Estado de Emergência para mitigação da propagação do COVID-19; acompanhar o processo de preparação da quadra festiva que se avizinha, para provisão de produtos alimentares da primeira necessidade para responder a demanda no mercado nacional.

Ler mais

A MCNet (Mozambique Community Network) apresentou, em Maputo, a nova geração da Janela Única Electrónica (JUE), que vai permitir a melhoria de um conjunto de elementos detectados ao longo de 10 anos de implementação deste sistema célere de desembaraço aduaneiro, em Moçambique.

Designada Plataforma de Facilitação de Comércio (TFP), a nova geração da JUE foi apresentada, no decurso da visita efectuada pelo ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, ao Centro de Dados e às infraestruturas da JUE.

Ler mais

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através do Instituto da Propriedade Industrial (IPI) lançou em Maputo o Teste Comercial da Indicação Geográfica do cabrito de Tete, que marca o início da sua comercialização em estrita observância das normas sobre pastagem, transporte, abate, congelamento, processamento, embalagem, rotulagem e conservação, constantes do respectivo Caderno de Especificações.

Ler mais