noticias

No âmbito da promoção das potencialidades e oportunidades de investimento e das exportações nacionais, uma delegação moçambicana, chefiada pelo Director-Geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), Gil Bires, participou na 24ª Edição da Feira Internacional de Comércio de Ruanda, que decorreu em Kigali, onde a República de Moçambique foi premiada na categoria de “Melhor País Expositor Estrangeiro”.

Ler mais

A Autoridade Reguladora da Concorrência - ARC realizou, na cidade de Maputo, o seminário de divulgação das suas atribuições e competências e dos instrumentos legais da concorrência, junto dos sectores privado e público, associações económicas, profissionais, académicas, entre outros.

Ler mais

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, dirigiu na cidade de Chimoio, Província de Manica, a Cerimónia de Encerramento do Programa de Capacitação dos Jovens Empreendedores na Incubadora de Empresas de Manica.

Trata-se de dois grupos que cumpriram o período de Incubação naquela instituição, em matérias relacionadas com Agro-processamento, Planificação e Gestão de Negócios, Propriedade Intelectual, Marketing, Operações e Manutenção de Equipamentos.

Ler mais

Uma delegação Moçambicana chefiada pelo Director Geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), Gil Bires, participa de 09 a 30 de Dezembro na 24ª Feira Internacional do Ruanda para promover as oportunidades de investimento em Moçambique, assim como o potencial de exportação.

Ler mais

Decorreu recentemente, em Maputo, no formato híbrido, a segunda sessão ordinária do Comité Nacional de Facilitação de Comércio (CNFC). Trata-se de um órgão criado pelo Governo através do Decreto nº.81/2017, de 29 de Dezembro, que tem a responsabilidade de assegurar o cumprimento das obrigações do país relativamente ao Acordo de Facilitação do Comércio de que o Estado é parte como membro da Organização Mundial do Comércio.

Ler mais

No âmbito da preparação da reestruturação da parceria com Moçambique, em vários sectores económicos a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo recebeu em Audiência, o Director Regional do Banco Mundial para África Oriental e Austral, Asad Alam, responsável pelas áreas da prática Global de Crescimento equitativo, finanças e instituições que engloba as áreas de Macroeconomia, Finanças, Competitividade e Inovação, Governança e Pobreza e Equidade.

Ler mais

No âmbito das relações de cooperação entre a Rússia e Moçambique, o Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita recebeu em audiência, o Vice Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Mikhail Bogdanov, que é igualmente representante especial do Presidente da Rússia para o Médio Oriente e África.

Ler mais

No âmbito da promoção e pesquisa de mercados para produtos locais, a Direcção Provincial da Indústria e Comércio de Gaza, realizou, em Maputo, uma exposição de venda de bens e serviços, com o objectivo de divulgar e comercializar os produtos locais, aproximar os produtores locais a mercado de consumo de grande escala e criar oportunidades de estabelecimento de parcerias e contratos de fornecimento.

Ler mais