Moçambique e Portugal aprofundam relações comerciais no Fórum de Negócios

Data: 06/09/2022
Moçambique e Portugal aprofundam relações comerciais no Fórum de Negócios

O distrito de Marracuene, em Ricatla, na província de Maputo, acolheu, no dia 02 de Setembro, o Fórum de Negócios e Investimentos Moçambique – Portugal que decorreu sob o lema “Promovendo e viabilizando Oportunidades, Investimentos e Parcerias”.

O evento que contou com a participação de empresários dos dois países, membros do Governo, sociedade civil e demais convidados, com destaque para a presença do Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi e do Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi organizado pelo Governo moçambicano através do Ministério da Indústria e Comércio em parceria com o Governo português. O Fórum foi Antecedido pela visita a exposição na FACIM, onde os dois dirigentes se impressionaram com a qualidade de produtos e serviços expostos.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado moçambicano disse que a realização do fórum tem o objetivo de aproximar os empresários dos dois países e facilitar as oportunidades de negócio, numa “cooperação que se quer mutuamente benéfica”. Neste contexto, assegurou que estão criadas as condições de investimento em Moçambique, para que o sector privado português possa explorar as diferentes oportunidades de negócios existentes no país. Na mesma ocasião o PR instou também aos empresários moçambicanos a estreitar parcerias com o sector privado de Portugal.

Por seu turno, o Primeiro-ministro Português reafirmou o compromisso da contínua cooperação com Moçambique, quer técnica como financeiramente. “As empresas portuguesas não estão em Moçambique de passagem, estão há muito tempo e têm estado em todas as horas, nas horas difíceis e nas horas promissoras”. Disse António Costa acrescentando que os investimentos portugueses já em curso em Moçambique apontam para “mais de 500 empresas” e que há “1.500 empresas portuguesas a exportar para Moçambique”.

Considerando ser esta a hora promissora para as empresas investirem em Moçambique, António Costa reconheceu que “estão criadas condições únicas para incrementar a atividade empresarial privada em Moçambique”.

O Fórum de Negócios e Investimentos Moçambique - Portugal é uma plataforma de cooperação e promoção económica e comercial, liderada pelos Governos de Moçambique e Portugal, e que tem como principais objectivos, divulgar as oportunidades do mercado português e moçambicano bem como as soluções de financiamento e investimentos; Promover e atrair investidores para projectos de investimentos; Divulgar as iniciativas empreendedoras e boas práticas corporativas do sector privado com impacto inclusivo e competitivo.