Encontro bilateral Moçambique e Noruega

Data: 14/02/2020
Encontro bilateral Moçambique e Noruega

O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, recebeu no seu gabinete para um encontro de cortesia, a Vice-minstra do Comércio e Pescas da Noruega, Lucie Katrine Sunde – Eidem.

Os dois governantes passaram em revista as acções de cooperação entre Moçambique e Noruega, cujas relações entre os dois países centram-se em vários domínios, com realce para a energia, gestão sustentável dos recursos naturais, boa governação, agricultura, pescas, segurança marítima, apoio ao sector privado e às iniciativas da sociedade civil, incluindo a cultura e o equilíbrio do género.

Neste encontro, destacaram ainda, as áreas em que as duas partes podem trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento e ganhos partilhados pelos dois países. Nesta senda, o Ministro da Indústria e Comércio falou das áreas prioritárias identificados pelo governo, desde, o turismo, agricultura, infrastetura, energia, e adicionalmente o foco deste mandato que é industrialização, como um dos pilares de desenvolvimento de Maçambique e convidou as empresas norueguesas a investirem em Moçambique.

De referir que as relações de cooperação entre Moçambique e o Reino de Noruega tem mais de 40 anos.