Inaugurada Central Térmica para auto geração de energia eléctrica

Data: 18/10/2022
Inaugurada Central Térmica para auto geração de energia eléctrica

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno inaugurou, recentemente as instalações da central térmica a gás natural da Limak Cimenos S.A, um investimento privado que está orçado em cerca de 3,5 milhões de dólares e com capacidade para gerar 10 MW.

A central Térmica vai gerar Energia Eléctrica produzida a partir de Gás natural proveniente da Província de Inhambane, Distrito de Inhassoro (Temane), cujo fornecimento é assegurado pela empresa Matola Gás Company, Falando na ocasião, o Ministro da Indústria e Comércio disse que o sector industrial constitui uma das prioridades do Governo no processo de desenvolvimento nacional, onde se destaca o sector de Produção de Cimento.

ʺA indústria cimenteira como parte da cadeia da indústria de materiais de construção mereceu maior atenção por parte do Governo, no Pacote de Medidas de Aceleração Económica, aprovadas pelo Presidente da República, sendo prova disso, a operacionalização da Política e Estratégia Industrial (PEI, 2016-2025) que compreende mecanismos e acções que visam contribuir para o desenvolvimento económico e social, através do aumento da cadeia de produção, produtividade e qualidade da produção industrialʺ. Afirmou o Ministro. Numa primeira fase, a central térmica vai produzir 4,8 MW de energia limpa para uso interno, na produção de cimento, o que segundo o dirigente, responde claramente aos objectivos do Governo no que diz respeito a industrialização de Moçambique, buscando soluções para desafios de garantir melhor qualidade, fiabilidade e criação de capacidades internas para as necessidades de energia. O Governante disse ainda que o Programa Nacional Industrializar Moçambique-PRONAI, reconhece o sector empresarial como actor principal na dinamização do processo de industrialização e tem em vista estimular uma industrialização integrada na transformação estrutural da economia, baseada em iniciativas industriais, fazendo uso dos recursos naturais disponíveis.

O Director Geral da Limak, SA, Seyit Orham Baydar, disse que Futuramente, a empresa pretende reforçar a capacidade interna do fornecimento da rede pública de energia, estando em curso negociações com a Electricidade de Moçambique. Disse igualmente que a firma está comprometida com os padrões de qualidade, razão pela qual espera em breve, receber a certificação Iso 9001, uma norma que trata do sistema de gestão da qualidade. A cerimónia de inauguração deste empreendimento contou com a presença da Secretária de Estado na província de Maputo, Vitória Diogo, do Embaixador da República da Turquia em Moçambique; Huseyin Aksoy. Hüseyin Avni Aksoy, Muhammad Erkam, Presidente do Conselho de Administração do Grupo LIMAK entre outras individualidades do sector público e privado.