Governo assegura disponibilidade de produtos para a Quadra Festiva

Data: 12/10/2022
Governo assegura disponibilidade de produtos para a Quadra Festiva

O Ministério da Indústria e Comércio realizou recentemente, uma reunião interministerial de preparação da quadra festiva com objectivo de discutir as formas de assegurar a disponibilidade de produtos e serviços básicos e intensificar mecanismos integrados de coordenação e monitoria nesta época do ano.

Na ocasião, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno advertiu que o Governo não irá tolerar a especulação de preços por parte dos agentes económicos durante a quadra festiva, tendo garantido a existência de produtos suficientes em todas as províncias do país. O ministrou destacou a boa produção de produtos essenciais este ano a nível nacional, tendo contribuído para que o mercado esteja abastecido para responder as necessidades das festas do Natal e do Fim do Ano. “ Não prevemos qualquer tipo de falta nesta quadra festiva. Há produtos a nível nacional. Felizmente a produção nacional foi boa este ano e não temos problemas de rotura de stocks para qualquer tipo de produto a nível nacional”, disse. Por sua vez, o representante da CTA, Rogério Gomes disse que ira mobilizar os agentes económicos com vista a assegurar a disponibilidade de produtos para a quadra festiva.

Por seu turno o presidente da Associação Mukhero, Sudekar Novela deu a conhecer as quantidades dos produtos existentes no mercado, o que confere tranquilidade para a quadra festiva. Referiu ainda que a produção nacional esta sendo promissora sendo que 70% da batata disponível no mercado grossista do Zimpeto é nacional.

Novela pediu ao Governo uma maior flexibilização dos procedimentos para o trânsito de mercadorias nas principais fronteiras do país. O encontro juntou representantes dos Ministérios de Economia e Finanças; Ministério da Agricultura e do Interior; Ministério da Cultura e Turismo; Ministério de Recursos Minerais e Energia; Ministério de Transporte e Comunicação; Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Ministério de Trabalho, Emprego e Segurança Social, Ministério de Saúde; de Mar, Águas interiores e Pescas Os encontros inter-sectoriais de preparação e monitoria da quadra festiva vão decorrer quinzenalmente até ao período das festividades de transição do ano.