Seminário sobre Plano da Industrialização da SADC

Data: 12/02/2018
Seminário sobre Plano da Industrialização da SADC

O Ministério da Indústria e Comércio, através da Direccão Nacional da Indústria realizou o seminário sobre a determinação de custos indicativos nacionais de coordenação do Plano de Implementação da Estratégia e Roteiro da Industrialização da SADC.

O evento tem objectivo de  responder a orientação feita pelo Conselho de Ministros da SADC em Agosto de 2017, para que o Secretariado “apoiasse os Estados-Membros que solicitaram assistência na determinação dos custos indicativos de coordenação do sector público nacional, no âmbito do Plano de Acção Orçamentado, apresentar o respectivo relatório ao Conselho, em Março de 2018” e ao pedido efectuado por Moçambique para o efeito.  

A Estratégia para Industrialização Regional, foi aprovado em Abril de 2015 pelos chefes de Estado e de Governo da SADC, na cimeira desta agremiação.

 A Direccão Nacional da Indústria destaca que a Estratégia reconhece que a política industrial e a sua implementação serão concretizados, em larga medida, ao nível nacional e que o seu sucesso depende do estabelecimento de um pacto para a indústria, envolvendo o governo, o sector privado, a sociedade civil, os sindicatos e os parceiros de desenvolvimento.

A Estratégia e o Roteiro para a Industrialização da SADC visa, dentre tantos aspectos, acelerar o ritmo de crescimento e reforçar a vantagem comparativa e competitiva das economias da Região contando, de certo modo, com a sua população jovem, a integração das questões de género e Fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas.