PR inaugura fábrica de cervejas da Heineken Moçambique

Data: 03/04/2019
PR inaugura fábrica de cervejas da Heineken Moçambique

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, inaugurou recentemente, em Bobole, no distrito de Marracuene, província de Maputo, a fábrica de cerveja da Heineken Moçambique, um empreendimento de capitais privado. O empreendimento teve um investimento avaliado em cerca de cem milhões de dólares norte americanos  e vai produzir 800 mil litros de cerveja por ano.

A fábrica está dotada de uma das mais recentes tecnologias da área e vai usar matéria-prima nacional. Numa primeira fase, a fábrica vai recorrer ao milho produzido por mais de 1000 agricultores da Vila de Catandica, no Distrito de Barué, província de Manica.

Intervindo no decurso da cerimónia, o Presidente da República  disse que mais de 90 por cento do sector industrial é composto por pequenas e médias empresas. Assim sendo, referiu que a abertura desta fábrica reforça o investimento  directo estrangeiro. O PR destacou a importância do sector industrial na transformação estrutural da economia nacional. 

O estadista referiu ainda que a opção pela matéria prima local encoraja os agricultores a incrementar cada vez mais os níveis de produção e produtividade, melhorando deste modo a sua renda familiar.

Por sua vez, o PCA do Grupo, Jean– François Van Boxmer, explicou que as razões da escolha do mercado nacional, e a motivação pelo milho se centram na resposta relativa ao conteúdo local.

De referir que a construção da fábrica durou 12 meses e criou 200 postos de trabalho directos e outros indirectos. A unidade fabril vai produzir cinco marcas com destaque para a Txilar, Heineken, Asmter Lite e Lager, Sagres e Strongbow Apple e berries.