Moçambique e Mianmar estabelecem Portal do Comércio

Data: 12/06/2019
 Moçambique e Mianmar estabelecem Portal do Comércio

O Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique e o Ministério do Comércio da República da União de Mianmar assinaram, em Nay Pyi Taw, na República da União de Mianmar, o memorando de entendimento para o estabelecimento do Portal do Comércio em Moçambique. 

O memorando foi assinado pelo Director Nacional do Comércio Externo, no Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique, Amílcar Arone, e pelo Director Geral do Comércio no Ministério do Comércio da República da União de Mianmar, Minn Minn.

O Memorando estabelece os termos e condições entre o Ministério do Comércio da República da União de Mianmar e o Ministério da Indústria e Comércio da República de

 Moçambique e vai permitir que o país use o código do software do portal do comércio do Myanmar, para estabelecer rapidamente o seu portal do comércio.

Nesta deslocação o Director do Comercio Externo foi acompanhado pelo Director de Normação e Procedimento na Autoridade Tributária e membro da Comissão Nacional de Facilitação do Comércio (CNFC), Joaquim Macuacua, pelo representante da CTA e membro da CNFC, Kekobad Patel, e pelo representante da USAID em Moçambique, Menon Ashok.

Importa referir que o estabelecimento do portal do comércio é uma das provisões previstas no Acordo de Facilitação do Comercio da Organização Mundial do Comércio, do qual Moçambique é signatário e que já está a implementar.

O lançamento do portal do comércio em Moçambique está prevista para o mês de Julho de 2019.