MIC e UEM rubricam acordo de cooperação nos domínios da Indústria e Comércio

Data: 01/03/2019
MIC e UEM rubricam acordo de cooperação nos domínios da Indústria e Comércio

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) rubricaram um memorando de entendimento, através do qual pretendem reforçar a concepção de soluções inovadoras, sustentáveis e eficazes para potenciar ainda mais os sectores da indústria e comércio.

A cooperação visa o alargamento da capacidade institucional de ambas instituições, fortalecendo a capacidade de resposta aos complexos desfios sociais e conómicos que o país atravesa.

O acordo foi assinado pelo ministro da Indústria e Comércio, Prof. Doutor Ragendra de Sousa e pelo Reitor da UEM, Prof.  Doutor Orlando Quilambo.

À luz do acordo, o MIC poderá beneficiar do conhecimento científico produzido pelas faculdades, escolas e centros da UEM em matérias relativas às politícas e estratégias industriais e comerciais.

Enquanto isso, a UEM acede a experiência acumulada do MIC para reforçar os seus curricula e aproximar-se ainda mais ao sector produtivo.

Após o acto de assinatura, o ministro da Indústria e Comércio sublinhou que a industrialização no país depende grandemente do investimento directo estrangeiro. Pelo que a colaboração celebrada com a UEM também vai permitir a identificação de quadros nacionais, formados pela universidade, e inseri-los a diversos níveis na industrialização e no comércio. “O objectivo é endogenizar o investimento estrangeiro para que tanto na indústria como no comércio tenha maior participação dos moçambicanos na sua direcção, gestão ou como operário especializado” disse.

Por outro lado, o Reitor da UEM, reconheceu que os sectores da indústria e comércio constituem pilares do desenvolvimento do país razão pela qual, a UEM continua a disponibilzar cursos que visam a promoção de condições para o fortalecimento do sector.