IPEME e ANADARKO assinam acordo para formação de empresários

Data: 19/03/2019
IPEME e ANADARKO assinam acordo para formação de empresários

O Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e a Anadarko Moçambique Área 1, líder do Projecto Mozambique LNG, rubricaram no dia no dia 11 de Março corrente, em Maputo, um memorando de entendimento com o objectivo de dinamizar os Centros de Apoio e Orientação ao Empresário (COrE) de Maputo e Cabo Delgado para informação, formação e assistência de pequenas e médias empresas (PME) moçambicanas.

 

Referir que o memorando insere-se no quadro de acções do IPEME orientadas para a dinamização e desenvolvimento das pequenas e medias empresas e do programa de desenvolvimento de fornecedores da Anadarko.

Na sua intervenção ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa , referiu que o presente acordo prevê a formação de empresários moçambicanos para que depois com suas ferramentas possam 

aceder às oportunidades que possam advir através da implementação do projeto de gás natural da Anadarko, disse ainda que espera que o projecto seja operativo e focado no benificiário e que seja o menos burocrático possível.

Por sua vez, Steve Wilson, vice-presidente e director-geral da Anadarko em Moçambique, apontou o acordo como a continuação do trabalho conjunto com o Governo de Moçambique  que visa desenvolver as empresas moçambicanas de modo a aumentar a sua capacidade e competitividade para aceder às oportunidades.  Fez saber ainda que o memorando insere-se no programa de desenvolvimento de fornecedores locais, um dos pilares da estratégia do conteúdo local. Recordar que esta constitui uma das prioridades do Governo de Moçambique.

A Anadarko espera investir cerca de 2.500 milhões de dólares (2.220 milhões de euros) em empresas de propriedade moçambicana ou registadas em Moçambique ao longo dos cinco anos do período de construção da fábrica de liquefação de gás da Península de Afungi, cujos trabalhos devem arrancar ainda este ano.