14˚ edição do Conclave Índia - África

Data: 04/04/2019
14˚ edição do Conclave Índia - África

Realizou-se a 14˚edição do conclave Índia - África, sob  o tema “Índia e África: moldando uma parceria global para um mundo melhor”.

A reunião foi organizada pela confederação das industriais da Índia com o apoio do Ministério da Indústria e Comércio  e Ministério das Relações Exteriores da Índia. 

O evento contou com a participação de mais de 30 ministros do comércio de África. O Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa liderou a delegação moçambicana.

Referir que o evento marcou o aprofundamento dos laços económicos e comerciais Índia- África e abriu caminhos para uma série de parcerias de projetos internacionais.

O crescimento económico da África registado em 2018 continuará neste ano de 2019 na África subsaariana, com uma média de 3,6% nos próximos dois anos, segundo estimativas do Banco Mundial.

O volume de comércio bilateral Índia em 62,66 biliões de dólares durante 2017-18 foi cerca de 22% maior em comparação ao ano anterior.

O novo dinamismo das economias africanas contribuiu para que a região emergisse como um dos destinos de investimento global altamente atraentes.

Enquanto o déficit de financiamento de infraestrutura física da África, estimado em cerca de 170 biliões de dólares, criou oportunidades de investimento privado em estradas, rodovias, portos e aeroportos, ferrovias, geração de energia, transmissão e distribuição, entre outros segmentos, o crescimento económico doméstico acelerado também aumentou a demanda por bens e serviços manufacturados.

Ao longo dos anos, as  empresas indianas investiram na África em diversos setores, como agricultura, agro-processamento, petróleo, gás, mineração, minerais, educação, saúde, medicamentos e produtos farmacêuticos.